O Início
O processo de transcrição pode ocorrer por diferentes razões em genes diferentes, por exemplo, enquanto existem genes que tem o código para proteínas constitutivas (que estão presentes de forma constante na vida da célula, também chamados de genes housekeeping) outros podem codificar para proteínas que só são expressas (ou são mais expressas) em certas condições, como as HSPs (Heat Shock Proteins) que têm sua expressão aumentada em muito em condições de alta temperatura.
O controle dessa expressão acontece basicamente pelos promotores e intensificadores de cada gene, essas seqüências interagem com os fatores de transcrição para regular se os genes aos quais elas estão associadas serão transcritos ou não, sendo que elas podem se apresentar tanto upstream quando downstream em relação ao ponto de iniciação (que seria o primeiro nucleotídeo transcrito pelas RNA polimerases).
Devemos lembrar, porém, que a regulação ocorre diferentemente em procariotos e em eucariotos. Essa regulação pode ser positiva (mais freqüente em eucariotos, porém não única nem exclusiva), quando os reguladores são responsáveis por promover a transcrição, ou negativa (mais freqüente em procariotos, porém não única nem exclusiva), quando os reguladores são responsáveis por inibir a transcrição. Essa regulação também pode ser simples (única em eucariotos, mas não exclusiva), quando cada gene molecular tem seu próprio promotor (isso não quer dizer que dois genes não podem ter dois promotores iguais, aliás, promotores iguais, ou bem parecidos, são freqüentes para genes que codificam para proteínas constitutivas), ou em ‘Operon’ (mais freqüente e exclusiva de procariotos, mas não única), quando vários genes moleculares têm um único promotor comum. Vale a pena ressaltar que os mRNAs resultantes são diferentes nesse caso, os resultantes de ‘genes simples’ são mRNAs monocistrônicos, já os resultantes de ‘genes em Operon’ são mRNAs policistrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário